Mad Max 4

A ideia do fim do mundo não é nova e vem atazanando a humanidade muito antes do primeiro maia pensar em elaborar um calendário. Várias mitologias já abordavam o tema sobre o fim dos tempos e até hoje há quem estude as centúrias de Nostradamus.

No cinema, o conceito de filme pós-apocalíptico tomou forma após o lançamento de um longa-metragem australiano , dirigido por George Miller e protagonizado por um até então iniciante Mel Gibson.  Acertou em cheio quem pensou no Mad Max, lançado em 1979.


Durante os anos 80 o planeta Terra vivia sob a paranoia da Guerra Fria. Nessa época, a possibilidade do mundo acabar devido a um holocausto nuclear era bastante plausível. Nesse contexto filmes distópicos pipocavam mais do que Gremlins abaixo de chuva. O cinema, como toda a manifestação artística do período, expressava esse sentimento de incerteza em várias obras. Porém uma das produções (ou a produção) que moldou essa tendência de “temas pós-apocalípticos” foi o longa-metragem Mad Max.

O primeiro Mad Max ocorre em um futuro não muito distante em que a sociedade já está em processo de degradação, já o segundo, por exemplo, mostra o caos instalado no mundo. Mad Max 2, lançado há 30 anos (mesmo ano do Blade Runner) é repleto de punks marginais , roupinhas de couro e penteados capazes de constranger até o Neymar. Esse filme possui uma estética que, ao longo dos anos 80, e até meados dos anos 90, foi explorada ao extremo.




Atualmente, com essa onda de refilmagens, recomeços e re”qualquer coisa”, já foi anunciada a quarta sequência do Mad Max. Após anos em planejamento e seis meses de filmagens, Mad Max: Fury Road está concluído. 

Arte promocional do novo filme do Mad Max
Dirigido por George Miller e roteirizado por Brendan McCarthy e Nico Lathouris, o quarto filme da franquia não possui Mel Gibson no elenco, mas conta com Tom Hardy como protagonista e a onipresente Charlize Theron. (Sério, basta chutar um balde e dali irá cair um filme em que ela aparece nem que seja para dizer bom dia).

Mad Max: Fury Road ainda não tem previsão de estreia.
Previous
Next Post »