Top 5+5: Filmes sobre o Fim do Mundo (Parte 1)

E tem novidade no Satélite.

O lance é mais ou menos assim: uma vez por mês, alguém da equipe do Blog sugere um tema e serão feitas duas listas com 5 filmes, ou 5 séries, ou 5 HQs, ou sei lá.
Dessa vez, eu inovei sugerindo o óbvio, e claro, é Fim do Mundo.
Entonces, abaixo vai minha lista com os melhores filmes (que eu lembrei) sobre o fim dos tempos. 
Lista complicada de definir. Acabaram ficando pelo menos uns 4 filmes de fora e eu vou me arrepender disso daqui a umas horas.
Até por isso, não incluí os filmes em ordem de preferência, por que daí já é sacrifício em demasia.
Leiam e discordem:



Akira (1988) - Do cinema de animação vem um sci-fi que cavoca na ferida do povo japonês, aberta desde Hiroshima e Nagasaki e o pós-Segunda Guerra. Katsuhiro Otomo não perdoa ninguém na adaptação de sua clássica historia em quadrinhos e faz questão de destruir a capital japonesa com detalhismo quase masoquista em um misto de crítica político-social e cyberpunk.
(Leia a Crítica do Akira CLICANDO AQUI).




O Planeta dos Macacos (1968) - Antes do diretor Christopher Nolan encontrar sua formulaica estrategia de jogar um final pseudo-enigmático em seus filmes, essa produção do diretor Franklin J. Schaffner vinha com um dos plot twists mais desoladores que o cinema já viu.
Hoje infelizmente a tal revelação tem sido escolha pra estampar a capa do DVD, mas é inegável a força desse baita filme que rendeu uma franquia até aqui interminável, e com um futuro promissor após o excelente Planeta dos Macacos: A Origem (2011).



A Estrada (2010) - Distopia dramática do diretor John Hillcoat, baseado no livro do vencedor do Prêmio Pulitzer, Corman McCarthy, e com elenco de primeira. Um pai e um filho percorrem a paisagem desolada, em uma visão do pós-apocalipse que não vem com respostas prontas do vilão da vez, e o grande aprendizado não envolve os atos de heroísmo e nobreza com os quais estamos acostumados no cinemão de Hollywood.
Uma joelhada no estômago.
(Leia a crítica do A ESTRADA CLICANDO AQUI).



Os Pássaros (1963) - Alfred Hitchcock não ia criar um fim do mundo convencional, isso era certeza. 
Então a ainda artística crítica em Os Pássaros tem outros rumos divergindo da destruição global pirotécnica, o que resulta em uma obra ousada e psicológica, e com um final enigmático daqueles pra fazer o público da época sair da sessão discutindo os rumos da humanidade, ou algo assim.
Clássico.



Os 12 Macacos (1995) - Trabalho brilhante do Terry Gilliam a serviço do bom cinema, em um filme complexo, questionador, e especialmente perturbador. 
Então, cabe a Bruce Willis (longe da carcaça de heroi genérico) e Brad Pitt encararem o rumo da  humanidade pros seus finalmentes, numa trama nem um pouco comercial e literalmente de ferver o cérebro.

Então é isso.


Depois o Fernando publica a seleção que ele matutou.
Aguardemos.

Previous
Next Post »