Cisma: a Guerra Fria Mutante

"Que massa véio, Wolverine contra aquele cara que solta raio dos olhos, tomara que vire filme"

Não apenas uma batalha entre dois dos heróis mais importantes da Marvel, a saga Cisma divide a comunidade mutante em duas frentes. Recentemente publicada pela Panini na revista X-Men 131 e 132, a história deixou consequências importantes que culminaram mais tarde na megasaga caça-níquel Avengers vs X-men, programada para começar esse mês ainda.

Não é de hoje que Logan e Scott se estranham. Desde a saga Dinastia M (2005) os mutantes são uma espécie em extinção, restando apenas 198 deles na época. É nesse contexto que Ciclope emerge como um líder mutante, assumindo uma postura mais militarista que fica no meio termo entre o sonho de Xavier e o extremismo de Magneto. Foi com comportamento que conseguiu salvar a primeira mutante nascida no pós-dinastia, além de ter fundado a ilha Utopia, atual reduto da sua espécie.

Mas foi com essa postura que muitos mutantes morreram. Wolverine viu seu amigo Noturno falecer em batalha, um dos últimos que eram fiéis ao sonho de seus mentores. Além disso, foi totalmente contra quando Scott aceitou um arrependido Magneto nas suas fileiras, dado o passado do terrorista (que uma vez até arrancou o adamantium do corpo de Logan). E foi nos eventos da Cisma que a disputa se aflorou.


Mais especificamente, alguns dos X-Men são derrotados pelo novo Clube do Inferno (que são crianças! quem teve essa ideia "jenial"?). A única mutante no local que pode enfrentá-los é a pequena Idie, uma das novas luzes que nasceram após a Dinastia M. Ela pergunta telepaticamente se deve enfrentá-los, e Logan implora para que ela não faça nada, já que é apenas uma criança e ele já está a caminho. Apesar disso, Ciclope a autoriza, e ela assassina mais de uma dúzia de capangas, salvando o dia.

Logo após o ocorrido, uma máquina Sentinela gigante ataca a ilha de Utopia. Com a maioria dos X-men fora de combate ou longe dali, Scott possui apenas os mais novos para defender a ilha. É nesse momento que Wolverine chega, exigindo que ele tire as crianças dali pelo risco existente à vida delas. Com a negativa do líder mutante, Wolverine enche a ilha de explosivos e obriga as crianças a sair, ameaçando explodir tudo pois acredita que é melhor abandonar a ilha do que perder mais vidas mutantes inocentes no combate.

"Dane-se o robô grandão que está vindo para cá, vamos ter uma DR agora!"

Devo dizer que a cena de combate entre os dois deixou muito a desejar pra mim. Esquecendo totalmente o lado estrategista de Scott, colocam ele lutar praticamente no corpo-a-corpo contra Wolverine, o qual já enfrentou o Hulk sozinho. Além do fato deles praticamente ignorarem o Sentinela gigante que atacava a ilha. Enfim, para quem gosta, há várias cenas massa-véio no combate, incluindo o Wolverine com a cabeça em chamas no maior estilo Motoqueiro Fantasma. No fim, as crianças mutantes cansaram de ver a novela entre os dois e interrompem a luta, se unindo aos dois e vencendo o robô gigante. A ilha foi salva e Ciclope joga na cara que ele tava certo, mas Logan já teve demais e parte dali, levando consigo vários X-Men.

Dor não existe no universo mutante


O saldo final da saga é um abismo ideológico entre os dois líderes da espécie. O lado de Ciclope é mais realista. Ele é capaz de tudo para salvar os mutantes, assumindo uma postura mais militarizada para enfrentar o ódio dos humanos. Para ele não há espaço para distrações quando são tão poucos e tão vulneráveis, levando seus atos às últimas consequências se for preciso. Ao seu lado ficam os mutantes mais poderosos da atualidade, como Magneto, Tempestade, Colossus, Emma Frost, Psylocke e Magia.

Wolverine possui um pensamento mais idealista. Ele já passou por muita coisa e já assassinou muita gente, sempre acreditando que faz isso para que as crianças da sua espécie não precisem passar pelo mesmo. Defende o sonho de Xavier ao acreditar que os seus atos devem refletir a convicção na coexistência pacífica entre humanos e mutantes. Ele deixa a ilha de Utopia e refunda a antiga mansão, agora batizada de Escola Jean Grey Para Jovens Superdotados (chupa Ciclope!). Do seu lado ficam os mutantes mais famosos como Homem de Gelo, Fera, Vampira, Gambit, Kitty Pride e várias crianças como a própria Idie.



As histórias da galera da escolinha do tio Logan acontecem a partir de agora na sua mensal publicada pela Panini. Já a gurizada do Ciclope continua na revista normal dos X-men. O interessante é que a divisão continua após a vindoura saga Avengers vs X-men, inclusive com gente trocando de lado no futuro.

Recomendado para: quem é fã do estilo Michel Bay de massaveísse ou quem quer saber o que anda acontecendo com os mutantes.

Previous
Next Post »