Superman Lives


Imaginem um Superman que não voa. Que possuiu um uniforme transparente que mostre seus músculos. Interpretado pelo Nicolas Cage. Enfrentando uma aranha gigante. Acho que já deu pra ter uma ideia do que estou falando.

Sim, a maioria dos nerds que se preste conhece a história do filme do Superman que seria dirigido pelo Tim Burton e estrelado (?) pelo Nicolas Cage e foi cancelado. Mas lembrar desse filme é uma obrigação de todos, para que nunca mais algo tão hediondo seja cogitado. Mas era tão ruim assim? Me diga você mesmo:


E você reclamando do Ryan Reynolds no Lanterna Verde...


A história é mais ou menos essa: a Warner queria ressucitar a franquia Superman e em 1996 contratou Kevin Smith, conhecedor dos mundo dos quadrinhos, para escrever o roteiro. Ele se baseou no famoso arco da morte do herói e levou sua ideia para o produtor Jon Peters (As loucas aventuras de James West - preciso dizer mais alguma coisa?). Foi aí que a coisa desandou. Esse profundo conhecedor do personagem e do cinema em geral fez três exigências: que o Superman não voasse, não tivesse seu traje azul e que enfrentasse uma aranha gigante (???). Ele chegou a sugerir que o vilão Brainiac enfrentasse URSOS POLARES na Fortaleza da Solidão. E que Brainiac tivesse um robô estilo R2D2 de sidekick. Sério.

Bom, logo depois o estúdio contratou Tim Burton para dirigir e Nicolas Cage para ser interpretar o protagonista. Burton resolveu se livar do roteiro original e CAGAR começar um novo. Algumas de suas ideias jeniais incluiam um uniforme negro ou transparente, um Superman que não voasse, tivesse um instinto homicida e possuísse poderes elétricos. Só faltou os ursos polares.

Existe um vídeo em que o roteirista original Kevin Smith conta sua versão do caso. Eu poderia resumir aqui os pontos principais, mas é tão sensacional que merece ser visto. Destaque para a parte que ele FINALMENTE revela onde a aranha gigante do produtor foi parar.






E que a justiça seja feita ao Nicolas Cage. Apesar de todas as suas qualidades como ator, ele foi um dos que mais entrou em colisão com Tim Burton, exigindo que o personagem voasse e tivesse um uniforme mais condizente. Aliás, o nome do seu filho nascido em 2005 é Kal-el Coppola, então ele deve gostar do Super mais que eu e você juntos. 

Gostaria de prestar um agradecimento público ao herói anônimo que, em um dia inspirado, chegou para os produtores do filme e soltou palavras de sabedoria que mudaram tudo. Palavras que eu imagino que tenham sido algo no estilo "Caras, não tem como essa merda dar certo. Daqui a pouco ele vai querer colocar o Edward Mãos-de-Tesoura pra enfrentar um urso polar. Cancelem enquanto há tempo." Enfim, palmas para essa pessoa que foi responsável por esse ato heroico digno do personagem do filme.


Protótipo de uniforme para o filme. Imaginem o Nicolas Cage vestindo ele e percam o sono hoje a noite

Como todo erro do passado, o que nos resta é dar risada. Com esse fim, um projeto muito bacana chegou no Kickstarter. Se conseguirem o financiamento que pretendem, vão fazer um documentário contando toda a história do filme e entrevistando os personagens icônicos do projeto. Se conseguirem um dinheiro extra ainda prometem filmar as passagens mais bizarras dos roteiros. Vale a pena ficar de olho.



Previous
Next Post »