Deadpool contra a literatura clássica




As grandes obras primas da literatura mundial sempre são fonte de inspiração para diversas outras formas de arte. Para os quadrinhos isso não poderia ser diferente. Na maioria das vezes viram simples adaptações do roteiro original. Em outras, como na Liga Extraordinária do mestre Alan Morre, se mesclam entre si para criar um novo produto. Já Deadpool Killustrated vai na contramão disso tudo e abusa do humor negro para contar sua história. Que, na real, pouco importa. O negócio é ver o anti-herói matar todo mundo.

A história da minissérie ainda em publicação começa de onde a antiga terminou. Em Deadpool Mata o Universo Marvel, o anti-herói maluco e com o melhor fator de cura da editora é curado de sua insanidade e descobre que não passa de um personagem de quadrinhos. Resolve então matar todos os personagens restantes para conseguir chegar ao "nosso mundo" e acabar com quem está o fazendo de fantoche.

A primeira edição começa com Deadpool atancando - ou sendo atacado - pela baleia Moby Dick. Ele então lembra como tudo começou: entediado após ter percorrido universo atrás de universo matando todos os personagens da editora, ainda não conseguiu chegar ao seu objetivo. Então um grupo de cientistas que ele mantem em cativeiro aparece um uma descoberta que pode resolver seu problema. Nada mais do que um novo universo secreto, que contém os personagens da literatura clássica. Eles seriam a inspiração para os heróis da atualidade. Se forem mortos, não deixarão nenhum legado e extinguirão os alvos de Deadpool, encerrando sua caçada. E essa é a grande história. Sério.

Coitado do pobre Dom Quixote

Apesar da mediocridade, até agora a minissérie apresenta algumas boas sacadas. Algumas vezes que Deadpool mata um personagem clássico aparece em seu lugar o ícone da Marvel em que ele foi inspirado, como por exemplo Pinóquio e o andróide Visão. O elenco também não fica atrás das expectativas mínimas: Sherlock Holmes (o principal antagonista do anti-herói maluco), Drácula, Beowulf, Tom Sawyer, Mulan, além dos já citados Dom Quixote, Moby Dick e Pinóquio. Existem ainda muitos outros, apenas minha falta de cultura não me permite identificá-los.

Cultura é uma palavra que não combina muito com a proposta da série. O objetivo é criar uma história divertida e cheia de referências à personagens que você deveria ter lido no colégio (pelo menos os americanos). E nisso a minissérie é bem-sucedida - por enquanto, já que edição quatro sai no dia 23 de abril.

Tom Sawyer? Quem? Ah, pode morrer mesmo
Recomendado para: quem odiava ter que ler o que os professores passavam no colégio. Nunca fui um desses, mas confesso que não ficaria triste se Deadpool resolvesse matar um tal de Dom Casmurro em uma futura edição. Ou detonar uma tal Moreninha aí. Ou acabar com um velho Sargento de Milícias. Ou...

PS: Quando tu achava que não tinha mais ninguém pro Deadpool matar, eis que surge a continuação da minissérie. O alvo agora não é ninguém menos do que ele próprio: Deadpool Kills Deadpool começa em julho nos EUA e também terá quatro edições.

Previous
Next Post »