Tucker and Dale vs Evil


Redneck é um termo utilizado nos EUA e no Canadá. Essa palavra serve basicamente para designar indivíduos de costumes rústicos, caucasianos, que moram na zona rural e que falam com um sotaque bem peculiar. Os tais rednecks, que equivalem aos nossos caipiras, também podem ser identificados por uma outra característica em comum: são os vilões carniceiros de filmes como O Massacre da Serra Elétrica, Amargo Pesadelo, Inbred, Wrong Turn e outros exemplares conhecidos pelos apreciadores do mais pútrido cinema de terror.

Assim como filmes de alienígenas, zumbis, vampiros e por aí vai, produções com rednecks canibais e estupradores podem perfeitamente serem considerados um subgênero. Se os cineastas de lá já aproveitaram a oportunidade para homenagear filmes de zumbis de forma bem humorada (vide o bacana Shaun of the dead), como alguém ainda não usou o cérebro para apresentar uma visão irônica dos filmes de caipiras sanguinolentos?


É óbvio que já fizeram. Sim, o longa-metragem Tucker e Dale enfrentam o Mal, lançado em 2010, é uma divertida homenagem aos redneck movies. O filme é uma produção canadense dirigida por Eli Craig. Não se preocupe se você ainda desconhece a película, já que ela circulou apenas pelos circuitos de festivais e depois foi parar direto nas locadoras e nos torrents da vida.

Na trama, um bando de adolescentes imbecis, promíscuos e bêbados (combinação utilizada em 9 de cada 10 filmes de terror) vão acampar em um bosque. O problema é que uma dupla de caipiras também decidiu acampar no mesmo bosque, mas infelizmente, o grupo de adolescente acredita que aqueles dois homens são psicopatas tal e qual os caipiras dos filmes de terror.


De repente, quando uma das jovens sofre um acidente, ela fica inconsciente e é socorrida por um dos caipiras, mas aos olhos preconceituosos dos outros adolescentes, ela será apenas mais uma vítima a ser desmembrada pelo destrambelhado redneck.

A partir daí surgem divertidas situações em que os adolescentes (idiotas completos) fazem de tudo para salvar a amiga, mas acabam morrendo das maneiras mais esdrúxulas possíveis.
O mais engenhoso desse roteiro, redigido por Eli Craig e Morgan Jurgenson, é que as mortes violentíssimas parecem ser obras dos caipiras Tucker e Dale.

Apesar do final meio bunda-mole e até de uma mudança na trama que pode irritar os mais chatos, a obra vale como uma divertida e diferenciada visão acerca dos caipiras sanguinários do mundo cinematográfico.
O longa-metragem estreou no dia 22 de janeiro de 2010 no Festival Sundance de Cinema, nos Estados Unidos. Já aqui no Brasil, foi atração de uma das edições do Fantaspoa, tradicional festival voltado para filmes de terror e fantasia que ocorre anualmente em Porto Alegre.

Tucker e Dale enfrentam o mal - Recomendado para: Aqueles que pensam que todo redneck é um ser ávido para devorar desavisados turistas perdidos nos bosques.


Previous
Next Post »