TOP 5+5: Filmes de 2012 que Não Valeram o Ingresso (Parte 2)

Continuando essa postagem que tem tudo para ser odiada e causar minha demissão do satélite, está na hora do meu top 5 filmes de 2012 que não valeram o ingresso. Mas, para se diferenciar do meu colega Ibaldo que fez a parte 1, resolvi abordar filmes bons mas que poderiam ser melhores. Ou seja, postarei cinco filmes que você ficou meses na ansiedade, guardou dinheiro pra ver em 3D e comprar a maior pipoca vendida, desmarcou compromissos e entrou em discussões em fóruns da internet - tudo para sair com a sensação de que talvez teria sido melhor ter visto  o filme do Pelé...

5) O Espetacular Homem Aranha


Deixou a desejar... na abordagem engraçadinha. Vingadores provou que fazer um filme de super-herói com o clima das HQs não significa encher de piadas engraçadinhas que comprometem o enredo. Qualquer pessoa com um QI maior do que o da Luciana Gimenez perceberia que Peter Parker é o Homem-Aranha, principalmente quando ele demonstra seu poder em trajes civis e anda sem a máscara do uniforme em várias oportunidades. Além disso, os trailers me prometeram contar a história secreta dos pais do protagonista, coisa que ameaçaram fazer no início do longa e resolveram deixar para uma sequência - ou esqueceram mesmo...

Porém... o filme tem muito potencial para as sequências. Andrew Garfield está muito bom como um Ultimate Spider-Man, sua química com a Emma Stone é forte e as cenas de luta estão ótimas.


4)  O Hobbit - Uma Jornada Inesperada



Deixou a desejar... no ritmo do longa. Pensei muito em retirar esta película da minha lista porque ela é tudo menos um filme ruim. Mas, apesar das suas qualidades, carregava a expectativa da trilogia ganhadora de 17 Oscars, e não viveu para alcançá-las. A trama peca em trazer acontecimentos empolgantes, se prendendo demais em passagens irrelevantes e não trabalhando o suficiente alguns personagens centrais. Você ainda lembra da cara e dos nomes dos anões, excluindo o Thorin Escudo-de-Carvalho?

Porém... a Terra Média continua fantástica. Se não se confirmou como o melhor filme do ano, ainda possui muitas qualidades (principalmente técnicas). Martin Freeman está muito bom como Bilbo Bolseiro, e também vale destacar que algumas subtramas  funcionaram bem, como a do Orc Azog - mas poderiam ter dado um fim a ela!



3) Jogos Vorazes



Deixou a desejar... no desperdício de potencial. Sim, é uma adaptação literária, mas dava para ter se focado no que realmente chama a atenção na obra original: as críticas inteligentes ao fascismo, à mídia implacável e à apatia política da população perante seus governantes. Ao invés disso, focou em criar um romance bobo que não tem sentido de existir, apresentar alguns personagens que ninguém se importa e desafiar a inteligência do espectador com passagens absurdas (como a da árvore). O que todo mundo viu como um filme crítico e interessante, eu vi uma versão romantizada e mais fraca de Battle Royale.

Porém... as sequências devem deixar um pouco de lado o que mais critiquei para focar na revolta dos distritos contra a Capital. É mais um caso de início de trilogia que promete consertar seus erros nas próximas produções. Haja santo para tanta promessa.


2) Valente



Deixou a desejar... na promessa de entretenimento. O roteiro não se sustenta, os conflitos são resolvidos facilmente e a protagonista não aproveita todo seu potencial. Eu acho muito complicado ficar analisando filmes feitos para o público infantil como se fossem o Cidadão Kane, mas minha namorada me encheu tanto o saco para ver este que eu achei que seria um Toy Story 3 da vida. Longe disso, é totalmente descartável e dificilmente será lembrado no futuro como um expoente do gênero.

Porém... a qualidade técnica chama a atenção. Os cenários, as caracterizações...não é difícil esquecer o que ta acontecendo para admirar as paisagens e outros detalhes.


1) Prometheus


Deixou a desejar... em quase tudo. Pra começar, o que me fez ir ao cinema foi a proposta de ligar a criação da humanidade à uma raça extraterrestre. O filme começou com essa pegada mas logo desandou, nos brindando com situações que beiram o ridículo do absurdo (a morte estilo Pica-Pau com a queda da nave é uma das piores coisas que vi em uma sala de cinema), mistérios que não fazem a mínima questão de explicar ou dar pistas, viradas de roteiro que nem na redação do Enem iam achar legal e por aí segue. 

Porém... porém porra nenhuma! Me deu raiva do dinheiro gasto com essa coisa. Única coisa boa foi que tive algo pra falar mal a semana inteira e poder colocar no blog agora. Diz que, mais uma vez, muitos mistérios serão resolvidos na sequência do filme...Sinceramente - mas sendo muito sincero mesmo - prefiro descobrir que todas minhas atrizes preferidas do ramo pornográfico são na verdade travestis operados do que gastar mais dinheiro com essa obra.

Previous
Next Post »