Wolverine: Imortal (2013)






Depois de um tempo, estrelar um filme de HQs passou a significar uma oportunidade tentadora.
Outrora fiasco recorrente, agora franquia potencial e personagens icônicos.
Quando X-Men: O Filme estreou em 2000, Hugh Jackman aproveitou pra ser alguém em Hollywood, mas sem nunca esquecer do personagem que lhe propiciou isso.
Desse modo, X-Men 2, X-Men: O Confronto Final, e até mesmo X-Men Primeira Classe, serviriam pra de alguma forma consolidar o universo mutante no cinema, e atrelar a imagem do ator ao Wolverine.
O problema é que no meio do caminho havia acontecido X-Men Origens: Wolverine, e a franquia paralela havia pisado tão violentamente na jaca, de forma que seu futuro-solo agora era passível de desconfiança.


Não ajudou nada Darren Aronofsky ter abandonado a direção da sequência do filme antes do início dos trabalhos, sendo substituído pelo peão de obras de Hollywood, James Mangold.
E o fato de Hugh Jackman estar confortável no papel-título nada serviu em “Origens: Wolverine”.

O que surge em forma de qualidade, no entanto, é um entendimento diferenciado da saga a qual o filme adapta dos quadrinhos.
O tempo todo, Wolverine: Imortal parece um filme mais simples, de moderado uso de efeitos especiais, e
curiosamente humano.
Desde o competente prólogo no Japão, Wolverine é bem menos “super”-heroi do que se esperava.
Quase como se fosse um daqueles filmes de antigamente, nos quais, por falta de formas de criar nas telas as carnavalescas pirotecnias, hoje tão comuns, o diretor e o roteirista precisavam inventar uma trama em que o heroi vivesse mais da vida comum de cada dia.
Wolverine: Imortal de primeira causa esse estado de constante espera por um filme que ele parece não tentar ser.
Diferente de “Origens: Wolverine”, em que qualquer mutante do filme quase voa, ou é mais rápido que uma bala, em “Wolverine: Imortal”, Logan é só um cara de carranca passando trabalho pra derrubar capanga.
E isso, ao meu ver: é um baita acerto.

 
É uma pena que a necessidade de ser blockbuster empurre o longa-metragem em direção ao que o diretor não sabe fazer.
James Mangold faz trabalho de estagiário amador na luta final, com um descaracterizado Samurai de Prata, buscando atingir a cota do vale-CG que o cineasta ganhou quando assinou contrato.
O confronto absolutamente enfadonho não é pior do que a caracterização em desacerto com o clima do filme, da vilã Viper (Svetlana Khodchenkova), que por sua vez se eforça mas jamais conseguiria ser pior do que o péssimo embate coletivo durante a cerimônia.

Pra tentar compensar esse momento específico, ao menos a eletrizante luta no trem-bala mostra que muitas
vezes um trailer não consegue empolgar mesmo quando feito a partir de boas cenas.
Mas em se tratando de ação, o filme não vai além disso, o que com certeza vai decepcionar muita gente.
Wolverine: Imortal está mais pra filme de yakuza, e particularmente, me lembrou bem mais (salvas as devidas proporções) a construção narrativa de “Chuva Negra” (1989), do que os filmes prévios protagonizados pelo carcaju.

Até pelo mote da história  que visa encher o cara de limitações, Logan de certo modo revisita um cinema de ação em desuso, mas propenso a nostalgia pra quem presenciou o cinema policial dos anos '80, e '90.
Nesse contexto, a presença de Hiroyuki Sanada tem lá sua importância, mesmo que o diretor tenha em especial um outro direcionamento, lidando com os seguidos devaneios do protagonista, a presença de Mariko Yoshida (Tao Okamoto), e um viés mais filosófico, em sintonia com a ambientação e seus inúmeros significados pra estruturação do personagem.
Similar ao ocorrido em Johnny e June (Walk the Line, 2005), o cinema de James Mangold entrega um romance, digamos, tradicional e açucarado. No entanto, na sua simplicidade ele tem o suficiente pra que os erros vistos, por exemplo, em “O Homem de Aço”, com o nulo relacionamento Clark Kent/Lois Lane, não se repitam em “Wolverine: Imortal”.

 
De maneira semelhante ao ocorrido em “Ninja Assassino”(2009), o qual pra mim foi tanto saudosismo do cinema simplório que assisti incessantemente na adolescência, ganhando meu apreço, ainda que não apagando suas falhas, “Wolverine: Imortal” se propõe em vários momentos a ser menos pretensioso, e semelhantemente nostálgico.
Não-habitual pro cinema de super-herois.
Isso não corrige as tantas falhas do roteiro, ou exime de culpa seu diretor por trazer tão poucos momentos de ação competente, mas no que se refere ao debilitado Wolverine, e à aproximação com as menos pirotécnicas HQs de tempos longínquos, o filme ganha pontos.
Ainda não é uma grande obra, mas já apresenta consideráveis sinais de melhora, e pelo que a cena pós-créditos evidencia, o universo mutante no cinema ainda tem umas ideias ousadas pra arriscar em breve.
Aguardemos.

Quanto vale:


Wolverine: Imortal
(The Wolverine)
Direção: James Mangold
Duração: 126 minutos
Ano de produção: 2013
Gênero: Ação

Previous
Next Post »