A Change of Seasons - O ciclo da vida e das estações


Em 1995, a gigante banda do metal progressivo Dream Theater lançou um dos mais famosos e bem-sucedidos EPs da história da música moderna. O compacto de 4 músicas atingiu o 58º lugar da Billboard, e seu carro-chefe foi a música-título de 23 minutos.
                                
Escrita pelo então baterista da banda, o grande Mike Portnoy, motivado por acontecimentos da época, a música se divide em sete partes e narra o ciclo de vida completo do protagonista da letra. Passamos ali pela sua infância, morte de sua mãe, amadurecimento e finalmente o fim de sua vida, ainda fazendo uma analogia com as quatro estações.  




Como a maioria das composições da banda, a letra é complexa e muito mais profunda do que parece. Cada verso e estrofe tem uma razão de estar ali, assim como falas do filme "Sociedade dos Poetas Mortos" e extratos do poema “To the Virgins, to Make Much of Time”, de Robert Herrick, que fazem parte da música e ajudam a complementar o que o autor tenta passar.

Há dois conceitos chaves na obra. O primeiro é da vida se desenrolar em ciclos, onde tudo acaba onde termina. A letra começa com o nascer do sol (The Crimson Sunrise) e termina com o pôr-do-sol (The Crimson Sunset). Este conceito foi muito mais desenvolvido no álbum de 2005 Octavarium.

O segundo é o famoso Carpe Diem. Tudo que é jovem e belo não vai durar para sempre, então é preciso aproveitar o momento sem pensar no futuro ("nós podemos aprender com o passado, mas aqueles dias já se foram / nós podemos esperar pelo futuro, mas pode ser que não haja um").

Não é meu cd favorito dos caras (Metropolis Pt. 2 mora no meu coração), mas A Change of Seasons arranca lágrimas de todos os entusiastas da boa música.
Vale a pena relembrar essa obra prima ou, pra quem herculeamente conseguiu viver até hoje sem nunca ter escutado, o primeiro contato. Me agradeça depois.

 


Previous
Next Post »