Rock of Ages: O Filme


A comédia musical Rock of Ages é um grande sucesso na Broadway. Em 2012, foi adaptada para o cinema, teve direção de Adam Shankman e funcionou como uma espécie de homenagem nostálgica aos grupos de hard rock farofa que infestaram a década de 80 e boa parte dos anos 90. 

Vale destacar que tais bandas se caracterizavam por riffs de guitarra bem sacados e refrões capazes de fazer um estádio inteiro cantar junto. Quem já escutou Van Halen, AC/DC, Bon Jovi, Stryper e outros conjuntos do mesmo estilo, já deve compreender o que Rock of Ages oferece. 


Pois bem, o que esse musical oferece é uma enxurrada de canções oitentistas que são cantadas por atores famosos e iniciantes, que a toda hora interrompem os diálogos para cantarem tais músicas em meio a dancinhas que facilmente ultrapassam a tênue linha da cafonice. E isso é ruim? Pelo contrário, é deveras divertido, principalmente se o espectador levar em conta que tudo ali se trata de uma paródia dos estereótipos que moldaram o comportamento rock and roll. Tom Cruise, por exemplo, entrou no espírito fanfarrão do filme e interpreta Stace Jaxx, um roqueiro fictício tão exagerado, mas tão exagerado, que lembra um híbrido de Jim Morrison e Axl Rose movido a álcool. 

Paul Giamatti vive um empresário tipicamente inescrupuloso, que enxerga em seus músicos não artistas, mas sim, peças que fazem tilintar máquinas registradoras. No meio disso tudo há a trama principal, que conta com o casal protagonista. O cara é Drew (Diego Boneta), tem uma banda e almeja se tornar um astro do rock. A guria, por sua vez, é a gostosinha Sherrie (Julianne Hough), uma jovem que sai de sua cidadezinha, menor que o cu de uma galinha, e ruma para a agitada Los Angeles no afã de se tornar uma cantora de sucesso.


O elenco de apoio tem nomes como Alec Baldwin e Catherine Zeta-Jones, mas o que chama a atenção é a trilha sonora, que vai de Scorpions, Whitesnake, Deff Leppard, Twisted Sister, entre outros. É divertido, é verdade, mas poderia ter sido um filme bem mais ousado. O longa-metragem Rock and Roll High School, aquele de 1979 com os Ramones explodindo (literalmente) tudo, nesse quesito, foi bem mais “ácido”. Portanto, Rock of Ages é…

Recomendado para: Mais para quem procura uma mistura de Glee composto por músicas do tempo em que o vinil e o laquê nos cabelos dominavam a Terra.

Título: Rock of Ages - O Filme
Diretor: Adam Shankman
Ano de Lançamento: 2012
Tempo de duração: 123 minutos
Gênero: Comédia/Musical


Previous
Next Post »