Inside Llewyn Davis: Balada de Um Homem Comum (2013)



São alguns filmes pelo preço de um, esse novo trabalho dos irmãos Coen.
O primeiro desses filmes, que na verdade á apenas o primeiro ato do longa-metragem Inside Llewyn Davis: Balada de um Homem Comum”, é o mais atípico, em se tratando da obra dos cineastas.

Com um som de primeiríssima o filme começa em uma apresentação do protagonista e personagem-título (interpretado pelo Oscar Isaac).
Enquanto canta e toca no violão um folk inspirado, ele aproveita a atmosfera receptiva à sua música no Gaslight Cafe, em 1961.
Ele canta uma música inteira, toda ela registrada no filme,e esse uso das músicas vai se repetir no decorrer do longa-metragem.
Geralmente as canções são tocadas na íntegra, sem que a edição logo as utilize de background.
Nisso, “Inside Llewyn Davis” lembra bastante “Alabama Monroe”.

O protagonista, nesse primeiro momento (após a apresentação) já se revela quem ele é mesmo.
Um perdedor.
De acordo com as palavras de uma ex-namorada (interpretada pela Carey Mulligan, de O Grande Gatsby) ele é que nem o irmão idiota do Midas, que destroi tudo em que encosta.
É meio por aí mesmo.
Reunindo trocados de uma apresentação a outra, sem conseguir vender discos de sua dupla já inexistente, com problemas pendentes com família, ex-namoradas, sem ter onde morar, e tendo que tomar conta do felino de um professor seu amigo.
Nada muito promissor, e sem nenhuma informação de background que sugira alguma mudança.


A apresentação da vida de cagadas de Llewyn acontece juntamente com o passar de idas e vindas nessa peregrinação diária dele em busca de algum troco, um sofá pra dormir, e solução pra uns problemas que sempre incluem ele sendo xingado pelas pessoas.
Além da Jean (a ex-namorada que eu mencionei acima), outro que tem participação importante nesse primeiro ato é Jim, que interpretado pelo Justin Timberlake só é importante por estragar cada cena em que atua.
O tom de humor típico dos Coen ganha uma adição desnecessária quando a atuação caricata do personagem do Timberlake surge pra destoar em cada momento em que ganha espaço.
Ele meio que também demarca o clima desse começo, com ares de drama de redenção, ainda que seja divertido e leve de assistir, com as músicas em primeiro plano.
Funciona enquanto etapa de construção.



Mas isso tende a mudar, primeiro com a ausência do personagem do Timberlake, e a seguir com o início de um mini-road movie que conta com os personagens Johhny Five (Garrett Hedlund, em uma atuação de quase nenhuma fala), e o grande ponto de transição do filme, o ator John Goodman .
Quando vi ele em cena foi impossível não lembrar do clássico filme dos Coen, “Barton Fink”, e automaticamente “Inside Llewyn Davis” melhorou consideravelmente.
Isso porque além de ser um baita ator, Goodman foi presenteado novamente com um cara atípico, com sutilezas e detalhes que o tornam ao mesmo tempo engraçado e sombrio.
E com isso, toda a atmosfera do longa-metragem muda, com inclusive a direção de fotografia e trilha sonora acompanhando a gradual transformação de uma comédia dramática no meio musical, em um potencial suspense humor negro.
É com isso que os Coen regressam ao seu terreno de domínio, e o filme ganha imprevisibilidade.



Enquanto isso, a figura do Llewyn Davis vai sendo desenvolvida da maneira que se espera da dupla de cineastas.
Nessa realidade cada vez mais lúgubre ele próprio vai se desfazendo das suas certezas, ao mesmo tempo em que abandona pessoas (e felinos) pelo caminho.
Algo que parece parte da personalidade mesmo, e traz consigo o peso das respostas que ele nem procura, mas vai encontrando à medida que esbarra nas figuras diferentes que orbitam a Nova York sessentista que veria em breve a ascensão de grandes nomes do folk, tal qual a participação especial de Bob Dylan.
A demonstração da profundidade que o filme alcança tem poucos exemplos melhores do que o encontro com o pai do protagonista, que só pra variar, conta com mais uma performance de boa música no violão, pelo próprio ator protagonista.


A composição desse retrato da miserável vida do personagem principal então se faz um todo que vai além da música enquanto muleta, ou do humor dos diálogos no mal-entendido entre seu empresário e sua secretária, ou mesmo na busca pelo sucesso que o passado negou e renderia uma história de sonho e superação feita pra abocanhar simpatia dos jurados do Oscar e claro, uma considerável quantidade de estatuetas por aí.
A vida de fracassos e nenhuma perspectiva reflete na música bem tocada, que nasce da vida de fracassos, e tal qual o que acontece no final do roteiro, completa um ciclo, em que a redenção e o êxito parecem sempre ficar pro dia seguinte, ou no caminho de outra pessoa.


Quanto vale:


Inside Llewyn Davis. Recomendado para: compreender porque uma vida fracassada pode inspirar boa música.

Inside Llewyn Davis: Balada de um Homem Comum
(Inside Llewyn Davis)
Direção: Ethan Coen, e Joel Coen
Duração: 105 minutos
Ano de produção: 2013
Gênero: Drama

Confere NESSE LINK a Crítica de outros indicados ao Oscar.

Previous
Next Post »