Meu Malvado Favorito 2 (2013)



Na incessante busca por dólares, quem cria franquia manda na gurizada.
Até por isso, o sucesso de algo aparentemente menos “épico”, e já na época em que animação CG não é mais que arroz de festa, é digno de aplausos, e claro, de uma continuação na telona.
O filme de animação “Meu Malvado Favorito” (2010), dirigida pelo Pierre Coffin e o Chris Renaud, conseguiu algo realmente difícil, ao encontrar algum espaço em meio às produções da Pixar e da Dreamworks.
Assim, pra 2013 o estúdio Ilumination Entertainment providenciou o segundo filme protagonizado pelo “vilão” Gru, com a mesma dupla de cineastas na direção.


Pra começo de conversa, algo que se destaca em “Meu Malvado Favorito 2” é a sensação episódica bastante evidente. O novo filme de verão quase como se fosse algo pra estrear um novo por ano, e faturar sem se incomodar.

Trata-se de mais uma aventura, sem cara de ser algo que vai revolucionar a vida do personagem principal ou de ninguém.
Nem do espectador, óbvio.
É o humor mais feijão com arroz em que os roteiristas conseguiram pensar, e nisso o longa-metragem está ligeiramente correto.
Sem dúvida, revisitar o carisma de seus personagens é um recurso funcional, ainda que traga uma sensação de deja vu.
No mais, quem ganha muito espaço são os Minions.
As piadas envolvendo eles ocupam tanto espaço em cena que não surpreende o anúncio do spin-of protagonizado pelos oompa loompas do redimido protagonista.
No restante, a novidade é que Gru (dublado pelo Steve Carell) agora é um homem de família, com o zelo dedicado à trinca Edith (Dana Gaier), Margo (Miranda Cosgrove), e Agnes (Elsie Fisher).
Tendo mudado de profissão, um novo vilão vai fazer com que ele tenha que empregar seus esforços e conhecimentos da vilania pra liquidar o desajustado megalomaníaco psicótico da ocasião.




Nisso, logo percebe-se um direcionamento absoluto pro público infantil (algo que muitas vezes é mais equilibrado em blockbusters de animação), que arrastará multidões de familiares ao cinema, mas mesmo eles, provavelmente vão ficar na memória com a lembrança dos Minions enquanto brinquedos a serem comprados, e não necessariamente do quanto foi emocionante e empolgante esse novo filme.
Pros bolsos de quem produz é ótimo.
Pro longa-metragem ser lembrado enquanto franquia forte nem tanto.
Pra seguir cartilha de franquia pop, o algo a mais é personagem novo, vilão novo e romance.
Pois o filme "Meu Malvado Favorito 2" não é exceção e traz a personagem Lucy (Kristen Wiig) na condição de alguém que pode vir a ser mais pro Gru. Quem sabe. Talvez não.
Mas quando ela surge enquanto combatente da vilania, capaz de fazer frente ao vilão em processo de redenção, os indícios apontam pra isso.
E o inimigo novo é bastante irrelevante também, além da sub-trama que é bastante previsível.


Nada de muito memorável acontece nesse segundo capítulo, e por isso fica uma impressão de algo que se não for assistido não faz falta.
Mas durante sua metragem, quem assistir vai com certeza rir em vários momentos e essa função ele ainda consegue desempenhar.
É mais um episódio e não tem vergonha de se assumir isso.
Diversão salutar porém esquecível.


Quanto vale: 


Meu Malvado Favorito 2. Recomendado para: conferir mais um episódio de uma franquia de potencial, mas que agora encontra-se em ponto morto.

Meu Malvado Favorito 2
(Despicable Me 2)
Direção: Pierre Coffin e Chris Renaud
Duração: 98 minutos
Ano de produção: 2013
Gênero: Comédia/Aventura

Confere NESSE LINK  a crítica de outros indicados ao Oscar 2014.

Previous
Next Post »