O Teste de Rorschach


Nada melhor que a psicologia para servir de inspiração para um dos personagens mais interessantes concebidos por Alan Moore. Rorschach, criado pelo escritor britânico em 1986 para a revista Watchmen, é a identidade secreta de Walter Kovac, personagem visualmente inspirado no antigo super herói conhecido como Questão.

Na versão de Moore, o personagem utiliza uma máscara branca coberta por manchas escuras, bem semelhante aos desenhos de um Teste de Rorschach. Assim como toda a turminha de Watchmen, esse cidadão é um sujeito desestabilizado emocionalmente e é dotado de uma complexidade que só Freud, ou melhor, apenas o teste de Rorschach explicam.

O Teste de Rorschach foi desenvolvido por Hermann Rorschach, psiquiatra nascido em Zurique, na Suíça. 

Hermann Rorschach


O teste, criado em 1921, consiste de 10 lâminas com borrões de tinta que obedecem características específicas quanto à proporção, angularidade, luminosidade, equilíbrio espacial, cores e pregnância formal. 



Estas características facilitam a rápida associação, intencional ou involuntária, com imagens mentais que, por sua vez, fazem parte de um complexo de representações que envolvem ideias ou afetos, mobilizando a memória de trabalho.

É interessante ver em Watchmen, dirigido por Zack Snyder, a cena em que Rorschach é submetido ao teste que dá o seu nome.


Previous
Next Post »