E essas tais Joias do Infinito?


Convenhamos, todo vilão de caráter ditatorial que se preze necessita ter uma inefável vontade de controlar e dominar povos e territórios. As motivações, das mais variadas, podem ir de, sei lá, a mais pura megalomania ou porque simplesmente nunca ganhou partidas de War na tenra infância. No caso específico de Thanos, vilão criado por Jim Stalim, uma das maiores motivações é conquistar o amor de ninguém mais, ninguém menos que a própria Morte. Com sua primeira aparição em Iron Man # 55, no ano de 1973, esse ser é o déspota cruel de uma lua chamada Titã. Aliás, falando em Titã, talvez o próprio nome Thanos seja uma referência ao personagem Thanatos, que na mitologia grega representa a Morte.


Enfim, para atingir os seus mais escusos objetivos, Thanos almeja se apossar de seis objetos pequenos, mas dotados de um poder incalculável para os nossos reles cérebros. Tais objetos são conhecidos como Joias do Infinito. Em tempo: Em algumas histórias o vilão Loki encontra uma sétima joia que não faz parte do conjunto original.

Thanos, para poder comportar esses seus sonhos de consumo, possui a Manopla do Infinito, que nada mais é do que uma luva gigantesca de caráter estético duvidoso, é verdade, mas que acopla facilmente as tais joias.

Nas histórias em quadrinhos, as seis joias possuem funções específicas. Há a Joia do Espaço (permite ao portador transportar qualquer coisa pelo espaço), Joia do Tempo (permite ao portador se transportar - e também transportar seres e coisas - para o presente, o passado e futuro, derrubando por terra tudo o que Einstein falou sobre essa grandeza), Joia do Poder (aumenta as capacidades físicas do usuário), Joia da Alma (permite ao portador roubar a alma dos seres), Joia da Mente (com ela o cara pode invadir e controlar a mente de quem quer que seja), Joia da Realidade (considerada a mais fodona, ela permite ao seu detentor realizar os seus mais estapafúrdios desejos). 


Pois bem, se isoladas elas podem acarretar estragos de proporções inimagináveis, juntas nas mãos de um psicopata como Thanos elas significam a desgraça completa.

Mas e nos filmes da Marvel, onde essas joias se enquadram?
Pois bem, até agora no universo cinematográfico da editora, três joias apareceram no formato alguns objetos, são eles: o Tesseract, o Ether (citado em Thor - O Mundo Sombrio), o Orbe (aparece em Os Guardiões da Galáxia). Dizem as más línguas, o cetro de Loki parece comporta uma das joias.


Por enquanto, gradativamente as joias, assim como Thanos (vivido pelo ator Josh Brolin), estão a dar as caras nos projetos cinematográficos da Marvel, dando curso para um embate que realmente poderá abalar as estruturas do espaço/tempo não apenas nos filmes, mas também, na indústria de entretenimento.


Previous
Next Post »