The Rocketeer - Aventuras Completas


Se você aí aprecia aventuras pulp, atmosfera noir, personagens carismáticos, vilões fanfarrões, tudo isso e muito mais, envolvidos em um roteiro despretensioso (mas bem amarrado), então levante a sua bunda da cadeira e busque imediatamente por The Rocketeer - The Complete Adventures, um encadernado que une as poucas (e divertidíssimas) histórias do Rocketeer, personagem criado por Dave Stevens.

The Rocketeer foi publicado inicialmente em 1982, mas no Brasil permaneceu um ilustre desconhecido até 1989, quando apareceu por aqui em uma publicação da Editora Abril, mas ainda assim recebeu a devida atenção por parte de apenas alguns gatos pingados. Nem mesmo o bom filme da Disney, lançado em 1991, foi o suficiente para fazer o intrépido herói com foguete nas costas alçar voos mais altos aqui no Brasil.

  
Rocketeer, criado no início da década de 80, tem como cenário o mundo pré-Segunda Guerra Mundial, mais precisamente em 1938, um ano antes dos nazistas transformarem o mundo em um local pior do que já é.

Na trama, um piloto zé ninguém chamado Cliff Secord ganha a vida fazendo manobras circenses em um avião fuleiro. No entanto, a vida dele muda completamente quando encontra um foguete que pode ser facilmente acoplado nas costas - tal qual uma mochila - e que em mão erradas (leia-se nazistas e gangsters) pode ser uma útil e mortal arma de guerra.

De posse de tal artefato, Cliff Secord assume a identidade secreta de Rocketeer, com isso tenta angariar grana para impressionar a namorada interesseira e, de quebra, ainda é perseguido por vilões caricatos. Aliás, esse viés humorístico tornam a coisa toda uma versão menos séria do universo pulp das décadas de 30/40.



As ilustrações de Dave Stevens contam com expressões faciais bem definidas dos personagens. Inclusive a namorada de Cliff, Betty, é desenhada como uma moça dona de curvas sensuais, tal qual as pin ups gostosas que faziam sucesso no período. Não por acaso, o nome Betty pode ser uma clara alusão a Bettie Page.


 
Mais do que uma aventura rocambolesca, é possível aferir que esse Rocketeer é uma carta de amor aos contos pulp que marcaram o século XX. Se eu fosse você iria voando conseguir o seu exemplar.

PS: Dave Stevens, o criador do Rocketeer, faleceu em 2008, vítima de leucemia. Stevens chegou a fazer storyboards para Os Caçadores da Arca Perdida, é isso mesmo, aquela mega-clássica primeira aventura do Indiana Jones.


Previous
Next Post »