O Abutre (2014)



A sede humana pelo mórbido e por tragédias há tempos anda de mãos dadas com o jornalismo. As páginas policiais dos jornais ainda são um dos editorais que mais aguça a curiosidade dos leitores. Na TV a situação também encontra paralelos e a escola “Datena de jornalismo sensacionalista” atrai espectadores como carniça atiça a presença de abutres. E não por acaso esse mais recente e muito bom filme protagonizado por Jake Gyllenhaal tem esse título: O Abutre. Inclusive ouso afirmar que O Abutre é o melhor trabalho de Gyllenhaal, e vale salientar que eu nutro um grande apreço pelo excelente Contra o tempo, aquela ficção científica dirigida por Duncan Jones.


Em O Abutre, Gyllenhaal interpreta um freelancer chamado Lou Bloom. O roteiro acompanha as ações desse intrigante personagem em sua incansável busca por matérias que exploram os mais variados tipos de tragédias (acidentes, assassinatos, roubos e tudo o que pior a mente humana pode conceber). Essa caçada desenfreada por atrocidades tem um objetivo bem claro: registrar as tragédias e vendê-las para os jornais. A sede por desgraceiras é tanta que ele, com uma calma capaz de dar inveja ao mais fleumático monge tibetano, se atreve até mesmo em em alterar a cena de um crime para, desse modo, causar maior impacto na reportagem.

O diretor Dan Gilroy, mais conhecido por roteirizar Gigantes de Aço e Legado Bourne, entrega um filme sem meias palavras e que vai direto ao ponto, mostrando o lado “circo de horrores” que infesta a mídia.

Gyllenhaal está muito à vontade no personagem, o que rende uma forte veracidade em suas cenas. Ele é como um super herói às avessas, um vigilante que vasculha Los Angeles não para evitar os crimes e acidentes, mas sim, amparado pela sua sanha voyeurística, gerar material vendável para a imprensa carniceira. 

Nesse palco caótico que é a cidade (ela mesma uma personagem do filme) há espaço para outros nomes no elenco entregarem boas atuações, tais como Rene Russo e Bill Paxton. Contudo, quem rouba a cena mesmo é Gyllenhaal com o seu personagem sem noção.

 

Recomendado para: Sabermos que às vezes Hollywood se lembra de fazer filmes relevantes.

Título: O Abutre
Direção: Dan Gilroy
Ano de produção: 2014
Tempo de duração: 117 minutos
Gênero: Drama
Previous
Next Post »