Drug War (2012)



Decidi realizar uma espécie de “Especial Johnnie To”.
O que pode se desvirtuar porque à medida em que busco filmes do cara, acabo esbarrando em outros exemplares de tiroteio fílmico oriental, de outros cineastas também prováveis pra passar na frente da lista. Então pode demorar entre um filme e outro.
A única certeza é que pode ser bem longo esse Especial, porque de acordo com o IMDB, o Johnnie To já dirigiu uns 50 filmes (e digo 50 filmes literalmente).
Até melhor.



Esse Drug War é bem menos direcionado pra um exercício de estilo do que foi no Exilados, que fez bom uso dos elementos western pra ser marcante.
Drug War é um filme policial e o que vem à mente nesse caso são outros filmes policiais. Não pela comparação em si, mas pela estética e estilo narrativo que são característicos do gênero.
A história acompanha dois personagens principais: um traficante de drogas, e um capitão de polícia, que pra esculhambar com o esquema de tráfico de um grande chefão do crime organizado tornam-se “aliados”. E eu digo aliados com aspas por um motivo bem importante pra trama.
Jamais fica bem claro durante o andamento da investigação, e das dramatizações realizadas pela polícia pra se infiltrar e tentar aproximação com o tal chefão, se o personagem Timmy Choi (o tal traficante interpretado pelo Louis Koo) é realmente alguém em quem o capitão Zhang (Honglei Sun) pode confiar.
Em cada cena a possibilidade de Timmy tentar fugir e comprometer toda operação é uma constante ameaçadora.
O que não impede os policiais de prosseguirem com a missão, que envolve contatar fornecedores de drogas e distribuidores que não se conhecem, e manipular a situação pra que ambos terminem na cadeia, ou fulminados no embate em que a groselha não é economizada (a alternativa mais provável, sempre).


Empregando isso, Johnnie To ainda arranca do elenco atuações que carregam o filme de um nervosismo desde a sequência inicial com a direção perigosa do Timmy Choi e passa por algumas situações que nem a negociação no hotel de luxo com o HaHa (Hao Ping).
Com uma narrativa sólida e dinâmica, o cineasta joga com a imprevisibilidade de uma aliança que tem por certo em um momento terminar, mas deixa na incerteza a forma como pode acontecer.

Esse cinema de entretenimento que não opta pelo romance ou pelo humor típico faz com que Drug War seja uma sessão ideal pros apreciadores do gênero de cinema policial, ainda que possa ser bem menos apreciado pra quem procura algo mais voltado a um público fora desse nicho.
O roteiro de Drug War tem por preocupação apenas levar seus personagens até uma resolução em que os planos saem errado, e muita gente troque disparos de suas pistolas, e se isso não parece produção pro público-médio é somente porque ninguém quis que fosse ao produzi-lo.
Não é por isso que eu vou falar que é um trabalho genial, ou um marco do cinema de ação.
O que eu mencionei é algo que considero louvável, mas o longa-metragem tem seus problemas, sendo o maior deles a etapa em que surgem 7 personagens que eu vou me limitar a não detalhar mas que se mostram em desacerto com um enredo intrincado que vinha sendo desenvolvido, e que levam a história pra outros lados que se ainda divertidos, não são ainda assim a escolha mais acertada pra tirar proveito do argumento do filme.



A transição que o roteiro faz de um trabalho consistente e forrado com suspense, pra algo mais visual e acelerado mantém Drug War um filme policial muito bem realizado e que tem grande valor pra evitar a mesmice hollywoodiana.
Só não é muito mais elogiável quando a comparação é com os próprios exemplares do cinema de ação visto em outros filmes do Johnnie To, ou do cinema sul-coreano, diante dos quais o meio-pro-final do Drug War fica devendo um tanto.
Nada que chegue a constranger, o que no cinema policial nos últimos tempos já é algo bem valioso.



Quanto vale:


Drug War. Recomendado para: conhecer mais um filme de um diretor que entende das coisas, quando o assunto é filme de tiroteio.

Drug War
(Du Zhan)
Direção: Johnnie To
Duração: 107 minutos
Ano de produção: 2012
Gênero: Ação/Policial

Previous
Next Post »