O Que Nós Fazemos nas Sombras (2014)



Se o Satélite tem estado muito que nem um mosquedo deserto de postagens, é por culpa de um apreço não-salutar por seriados que eu cultivo faz um tempo.
Daí, até porque tem sido tão mais fácil encontrar séries massa do que filmes, e os bons roteiros parecem ter sido mais evitados no cinema do que na tela menor, meu compromisso fica prejudicado, na busca pelo próximo longa-metragem resenhável.
Nessas, faz um tempo que eu esbarrei no que ainda hoje considero um dos melhores seriados de humor de todos os tempos, e que alcançou um nível de originalidade inversamente proporcional à sua popularidade (por mais que possa soar meio pretensioso, isso de dizer que curte o seriado que pouca gente conhece. Do mesmo modo que parece meio maria-vai-com-as-outras o cara dizer que curte o seriado de sucesso, e também parece modismo dizer que gosta de assistir aquela série de mediana audiência, que não é totalmente cult porque hoje em dia os geeks apoiaram e elevaram um pouco a audiência, e tal).
Mas o que eu tava dizendo, mesmo? 
"Flight of the Conchords". Era esse o assunto.
Pelo menos a isca deste preâmbulo pra postagem não parecer tão direta.
Então. “Flight of the Conchords” era protagonizada pelo Jemaine Clement, e pelo Bret McKenzie, e estampava na sua cara algo que eu passei a chamar pelo rótulo de “humor neozelandês”, mas não sei se é mesmo, porque não conheço muito produções neozelandesas.
Mas de qualquer forma, é o elo com o filme-título dessa postagem.
Um legítimo representante do humor neozelandês (vou usar a denominação até que alguém exija retratação), e que atende pelo nome “O Que Nós Fazemos nas Sombras”.





Outro elemento coincidente entre os dois é que o próprio Jemaine Clement é co-roteirista, co-diretor e protagonista do filme juntamente com o Taika Waititi.
E o inusitado, que é aparentemente lema de carreira do Jemaine Clement, reside dessa vez inicialmente no argumento, que envolve um documentário sendo realizado na Nova Zelândia, acompanhando uma espécie de “República de Vampiros”, na qual um quarteto de figuras de natureza predatória lida com o cotidiano às vésperas de um evento renomado no submundo dos personagens de histórias de terror, que no filme são absolutamente reais.
Então, é nesse ambiente de imagens propositalmente mal filmadas, investidas brilhantemente ridículas contra vítimas incautas, e diálogos de uma ousadia ímpar ao relatar o canhestro que habita até nas mais perversas criaturas, que os diretores realizam o seu mockumentário singular. 
"O Que Nós Fazemos nas Sombras" traz o suficiente de humor atípico e mais do que o bastante de atuações transcendentais pra que o documentário fictício marque sua mente apesar dos míseros 86 minutos de filme.
Maior parte da culpa recai sobre a dupla de cineastas, dividida com justiça na devida proporção com o restante do notável elenco principal.







Só pra deixar bem claro, os quatro ocupantes da mansão que abriga os vampiros são: o excêntrico Vladislav (Jemaine Clement), o ainda mais excêntrico Deacon (Jonathan Brugh), o regrado e romântico Viago (Taika Waititi), e Petyr (Ben Fransham), o único aparentando possuir resquícios das características aterradoras de seus ancestrais.
O retrato desses caras os esculhamba segundo a segundo ao destruir qualquer expectativa quanto a essas criaturas através de sequências e diálogos excepcionalmente patéticos e (por que não?) geniais.
Uma espécie de visita à casa de qualquer grupo de pessoas nada extraordinárias em nenhum aspecto, em saídas à noite pra tentar encontrar alguma diversão, às voltas com picuinhas desinteressantes e corriqueiras que nem lavar a louça, e que por um infortúnio do destino bebem sangue, voam, e se transformam em morcegos.
Piadas envolvendo as idealizações de cada um acerca de si mesmo, de suas angústias mesquinhas e nonsense, e da inaptidão deles pra viver sendo o que são, garantem às câmeras dos cinegrafistas encarregados do documentário sempre algo pra filmar, e ao espectador vários facepalms frente a tamanho catalisador de vergonha alheia.
Fica ainda mais fácil rir disso tudo com a presença dos igualmente essenciais: Nick (Cori Gonzalez-Macuer), Stu (Stu Rutherford), Jackie (Jackie Van Beek), e o grupo de rivais liderado pelo Anton (Rhys Darby). 
"O Que Nós Fazemos nas Sombras" é um trabalho elogiável ainda mais por conseguir tal qual "Flight of the Conchords" conseguiu, fazer memoráveis também esses ignóbeis coadjuvantes que atuados no mesmo nível dos vampiros protagonistas quase pedem um filme pra cada um, ou um seriado no mesmo estilo, mostrando suas vidinhas de quase claustrofóbica banalidade.



O grande problema do longa-metragem é ser tão breve, e seus poucos minutos o prejudicam tanto por ser uma droga um bom filme terminar logo, quanto pela sensação de desfecho abrupto e de ter assistido apenas um episódio de seriado. Um dos melhores, mas que poderia muito bem ter um acréscimo de umas dezenas de minutos.
No seu facilmente reassistível filme, Taika Waititi e Jemaine Clement ministram uma pequena aula de humor esperto, e sacadas originais.
Uma pérola que o hype fez questão de relegar a redutos de cinefilia bem afastados do mainstream, e na qual o ato de filmar um mockumentário recupera muito da novidade que outrora teve, no tempo em que ainda tentava parecer realista, em que Steven Avkast e Locus Wheeler foram gravar sua “Última Transmissão”, ou em que o mistério d“A Bruxa de Blair” multiplicou $60 mil um monte de vezes, ou mesmo antes da perda do fascínio de “Rec”.
Mas curiosamente isso aconteceu através de uma obra que aproveita em forma de deboche os elementos do cinema de terror pra esboçar realidade através do que de mais surreal há na vida real.


Quanto vale:



O Que Nós Fazemos nas Sombras. Recomendado para: rir de uma trágica rotina que ultrapassa os séculos.

O Que Nós Fazemos nas Sombras
(What We do in the Shadows)
Direção: Jemaine Clement, e Taika Waititi
Duração: 86 minutos
Ano de produção: 2014
Gênero: Comédia/Mockumentário

Previous
Next Post »