Mother: A Busca pela Verdade (2009)



Da filmografia do cineasta Joon-Ho Bong só me vem motivos pra elogiar.
O cara, sem demonstrar sintomas de repetição ou uma fase de crise se anunciando, vem entregando ótimos filmes sem se fazer de rogado.
Seja o exemplar "O Hospedeiro", alegoria política feita na forma de filme de monstro que em momento algum soa didático ou abre mão do entretenimento, ou o espetacular "O Expresso do Amanhã", que em nada fica devendo aos grandes clássicos do sci-fi, ou no que seria o mais próximo da abordagem do filme dessa postagem, "Memórias de um Assassino", aplaudido pelo resultado próximo do impecável, o cineasta trouxe uma contribuição inegável ao cinema atual, e se quisesse parar por aqui (ainda que fosse uma lástima) já o faria com a consciência tranquila por ter deixado sua marca.



Nesse "Mother: A Busca pela Verdade", ele novamente mostra que sabe muito bem o que está fazendo.

Em rara ocasião em que não realiza parceria com o ator Kang Ho Song (aquele que está nos 3 filmes que eu mencionei no parágrafo lá acima, e no "Hindsight"), ele conta, no entanto com outros talentosos atores pra tornar crível a quase insólita, e bem amarrada história, que é de uma verve peculiar até dizer chega.
Em mais um exercício de desconforto inicial pros desavisados, a trama mistura suspense, humor, drama familiar, e mais resquícios de outros gêneros cinematográficos, pra narrar a história da mãe-título, interpretada pela Hye-Ja Kim, que tenta desesperadamente (literalmente falando) livrar a cara do filho deficiente (interpretado pelo Bin Won), chafurdando em problemas em consequência de um crime brutal.



O desenrolar dos fatos que leva a isso faz um uso inteligente de fatos banais, que ao mesmo tempo em que apresentam os personagens e o contexto do filme, preparam uma série de pistas e detalhes que hora ou outra podem fazer a diferença pro que o roteiro reserva pro seu ato final.
Ainda assim, por mais que seja interessante o enredo e seu mistério a solucionar, o que faz diferença, além da evidente qualidade da produção em si, e do elenco, é o que vai sendo dito constantemente por baixo dos panos, e por trás de cada linha de diálogo, ou enquadramento.
Carregadíssimo de informação nas entrelinhas, sem perceber o filme leva o espectador a um desfecho que fica falando além das cenas depois que os créditos protagonizam o que está na tela.
A expressividade do elenco se encaixa feito luva diante de um material tão bem escrito, e realiza novamente o feito de criar personagens interessantes, convincentes no mundo retratado, mas que apesar do excelente trabalho não se destacam ofuscando a história em si.



Entretanto, principalmente no rumo pro desfecho, alguns são os momentos em que ainda é possível prever desdobramentos, o que apesar de pesar contra o filme, não se sobressai à intensidade das cenas e das atuações e ao roteiro que se mostra fascinante nas minúcias e emprego de uma série de jogadas bem arquitetadas que resultam em um enredo intrigante e que aprofunda seus personagens.
E no quesito atuações, a protagonista reina absoluta uma força no longa-metragem no papel da mãe devota, que através de trejeitos e olhares age de modo tão significativo que em caso fosse um filme mudo, ainda estaria expresso muito mais do que as linhas do texto significariam em uma interpretação mais convencional.
Joon-Ho Bong, que não é bobo nem nada, faz uso disso tudo pra transformar uma sinopse das menos efetivas pra chamariz de filme, em um trabalho de alto nível, que é apenas mais um passo num trajeto que o diretor percorre deixando através de seu trabalho alternativas valiosas pra quem curte bom cinema.


Quanto vale:


Mother: A Busca pela Verdade. Recomendado para: fazer valer um voto de confiança no cineasta, mesmo que o poster e tudo mais indiquem algo que no cinema hollywoodiano geralmente vem feito pra nem merecer o tempo de download.

Mother: A Busca pela Verdade
(Madeo)
Direção: Joon-Ho Bong
Duração: 128 minutos
Ano de produção: 2009
Gênero: Suspense/Thriller

Previous
Next Post »